SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Relatar a si mesmo: fragmentos da constituição de subjetividades aletúrgicas no campo educacionalDESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM ACESSO ABERTO NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS DA VENEZUELA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERREIRA, Marco Paulo Maia. Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empírica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280065.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280065.

Em Portugal, não existem instrumentos com qualidades métricas confirmadas que relacionem as conceções de ensino-aprendizagem com as práticas pedagógicas. Nesse sentido, elaborou-se um questionário sobre conceções e práticas de ensino-aprendizagem. A validade de conteúdo foi efetuada por dez peritos e o questionário foi aplicado a 294 professores dos ensinos básico e secundário com variáveis demográficas diversificadas. A fiabilidade foi confirmada pela consistência interna e estabilidade temporal (teste-reteste), e uma análise fatorial exploratória revelou quatro fatores/dimensões que explicam 54,4% da variância total. As quatro dimensões enfatizam dois tipos de conceção de ensino-aprendizagem, uma mais compreensiva e colaborativa e outra mais sistemática e convencional; e dois tipos de práticas pedagógicas, uma mais inclusiva e outra mais conservadora. A relação entre conceções e práticas de ensino-aprendizagem destacada pelo questionário pode contribuir para ajustar processos de formação dos professores.

Palavras-chave : conceções de ensino-aprendizagem; práticas pedagógicas; validade de conteúdo; análise fatorial; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )