SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28TEACHERS’ CONCEPTIONS AND PRACTICES OF TEACHING AND LEARNING: DEVELOPMENT OF FOUR RELEVANT THEORETICAL AND EMPIRICAL DIMENSIONSThe Science, Technology and Society perspective in the context of the technological and polytechnic education: first theoretical approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

AGUIRRE, Uriel Jose Castellanos  and  PRETTO, Nelson De Luca. DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM ACESSO ABERTO NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS DA VENEZUELA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280066.  Epub July 12, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280066.

O objetivo deste artigo é analisar as influências de documentos, organismos e agências internacionais nas políticas educacionais relacionadas às universidades nacionais da Venezuela na perspectiva do Acesso Aberto. Para isso, foi utilizado o suporte da abordagem denominada “Ciclo das Políticas”, que apresenta os contextos de “influência”, “produção de textos”, “prática”, “resultados/efeitos” e “estratégias políticas”. Conclui-se que a Venezuela desenvolveu políticas públicas sólidas para um governo digital com acesso aberto diretamente relacionadas à Declaração de Budapeste, onde as universidades nacionais, apesar de suas políticas tradicionais, adaptaram-se, em maior ou menor grau, a ter os dados disponíveis. Por fim, percebe-se que uma educação baseada em Acesso Aberto é fundamental, visto que, a partir dela, é possível acessar, utilizar, copiar, modificar ou distribuir conhecimento.

Keywords : acesso aberto; políticas educacionais; ciclo de política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )