SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empíricaA perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação tecnológica e politécnica: primeiras aproximações teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

AGUIRRE, Uriel Jose Castellanos  e  PRETTO, Nelson De Luca. DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM ACESSO ABERTO NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS DA VENEZUELA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280066.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280066.

O objetivo deste artigo é analisar as influências de documentos, organismos e agências internacionais nas políticas educacionais relacionadas às universidades nacionais da Venezuela na perspectiva do Acesso Aberto. Para isso, foi utilizado o suporte da abordagem denominada “Ciclo das Políticas”, que apresenta os contextos de “influência”, “produção de textos”, “prática”, “resultados/efeitos” e “estratégias políticas”. Conclui-se que a Venezuela desenvolveu políticas públicas sólidas para um governo digital com acesso aberto diretamente relacionadas à Declaração de Budapeste, onde as universidades nacionais, apesar de suas políticas tradicionais, adaptaram-se, em maior ou menor grau, a ter os dados disponíveis. Por fim, percebe-se que uma educação baseada em Acesso Aberto é fundamental, visto que, a partir dela, é possível acessar, utilizar, copiar, modificar ou distribuir conhecimento.

Palavras-chave : acesso aberto; políticas educacionais; ciclo de política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )