SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CHALLENGES OF EDUCATIONAL POLICIES WITH OPEN ACCESS IN THE NATIONAL UNIVERSITIES OF VENEZUELATheoretical-methodological design of comparative writing: intellectual critical production on the Common National Curriculum Base (2017 to 2019) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PELISSARI, Lucas Barbosa. A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação tecnológica e politécnica: primeiras aproximações teóricas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280071.  Epub July 12, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280071.

O objetivo do presente ensaio é analisar possíveis relações entre a noção de educação tecnológica, tal como desenvolvida no contexto brasileiro, e a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresentando aproximações preliminares a um problema de dimensões prática, teórica e conceitual. A partir da definição de dualidade estrutural da educação, o texto levanta a necessidade de que o tema seja situado na realidade social concreta dos contextos escolares. No caso específico, trata-se das formações sociais latino-americanas e sua condição de dependência econômica, científica e cultural. Como conclusão, apresenta-se a tese segundo a qual o conceito de educação politécnica é uma mediação possível entre o campo educacional e a epistemologia Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tal mediação é capaz de ressaltar o compromisso ético-político da educação tecnológica, baseando-se em três elementos: crítica à neutralidade da ciência; vínculo com o conceito de trabalho; e auto-organização da comunidade escolar.

Keywords : educação tecnológica; educação CTS; educação politécnica; ciência, tecnologia e sociedade (CTS).

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )