SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Desafíos de las políticas educativas con acceso abierto en las universidades nacionales de VenezuelaDISEÑO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE LA ESCRITURA COMPARATIVA: PRODUCCIÓN INTELECTUAL CRÍTICA EN LA BASE CURRICULAR NACIONAL COMÚN (2017 A 2019) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PELISSARI, Lucas Barbosa. A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação tecnológica e politécnica: primeiras aproximações teóricas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280071.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280071.

O objetivo do presente ensaio é analisar possíveis relações entre a noção de educação tecnológica, tal como desenvolvida no contexto brasileiro, e a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresentando aproximações preliminares a um problema de dimensões prática, teórica e conceitual. A partir da definição de dualidade estrutural da educação, o texto levanta a necessidade de que o tema seja situado na realidade social concreta dos contextos escolares. No caso específico, trata-se das formações sociais latino-americanas e sua condição de dependência econômica, científica e cultural. Como conclusão, apresenta-se a tese segundo a qual o conceito de educação politécnica é uma mediação possível entre o campo educacional e a epistemologia Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tal mediação é capaz de ressaltar o compromisso ético-político da educação tecnológica, baseando-se em três elementos: crítica à neutralidade da ciência; vínculo com o conceito de trabalho; e auto-organização da comunidade escolar.

Palabras clave : educação tecnológica; educação CTS; educação politécnica; ciência, tecnologia e sociedade (CTS).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )