SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The Science, Technology and Society perspective in the context of the technological and polytechnic education: first theoretical approachesPerspectives of [re] articulation in the Municipal Teaching System in Cachoeira do Sul (RS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Desenho teórico-metodológico da escrita comparada: produção intelectual de crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (2017 a 2019). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280063.  Epub July 12, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280063.

Este texto expõe os percursos de construção metodológica e fundamentação teórica da escrita comparada, de um lado, aproximada do sentido mais amplo da linguagem, isto é, o autor e o leitor crítico no sentido dos discursos; de outro, orientada pela comparação, no sentido metodológico. Para tanto, trabalha com parte da produção intelectual de crítica eleita sobre a Base Nacional Comum Curricular, de 2017, para inventariar a diversidade temática, teórica, metodológica e política pelas quais os autores registram suas indagações, apontam discussões e fixam metas de análise, o que per se constitui empreendimento complexo. Diante disso, escreve críticas capazes de decodificar a produção de sentido para/no campo curricular, vinculada a uma economia das trocas simbólicas, caracterizada por uma lógica regida pelas condições sociais de produção, que respondem à eficácia simbólica da comunicação escolar.

Keywords : comparação; escrita; Base Nacional Comum Curricular; dialogismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )