SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação tecnológica e politécnica: primeiras aproximações teóricasPerspectivas de [re] articulação no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Desenho teórico-metodológico da escrita comparada: produção intelectual de crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (2017 a 2019). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280063.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280063.

Este texto expõe os percursos de construção metodológica e fundamentação teórica da escrita comparada, de um lado, aproximada do sentido mais amplo da linguagem, isto é, o autor e o leitor crítico no sentido dos discursos; de outro, orientada pela comparação, no sentido metodológico. Para tanto, trabalha com parte da produção intelectual de crítica eleita sobre a Base Nacional Comum Curricular, de 2017, para inventariar a diversidade temática, teórica, metodológica e política pelas quais os autores registram suas indagações, apontam discussões e fixam metas de análise, o que per se constitui empreendimento complexo. Diante disso, escreve críticas capazes de decodificar a produção de sentido para/no campo curricular, vinculada a uma economia das trocas simbólicas, caracterizada por uma lógica regida pelas condições sociais de produção, que respondem à eficácia simbólica da comunicação escolar.

Palavras-chave : comparação; escrita; Base Nacional Comum Curricular; dialogismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )