SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Theoretical-methodological design of comparative writing: intellectual critical production on the Common National Curriculum Base (2017 to 2019)Education policies in prisons: an analysis focused on the 10 largest prison populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ZINN, Carla da Luz  and  LUNARDI, Elisiane Machado. Perspectivas de [re] articulação no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280067.  Epub July 12, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280067.

Este texto discute o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS), com o objetivo de compreender os processos de [re] articulação do sistema na perspectiva de contribuir para o fortalecimento e a qualidade da gestão educacional democrática. Assim, a metodologia foi ancorada na abordagem qualitativa, com estudo de caso no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS). Para a construção e análise dos dados, foram utilizadas entrevistas e questionários semiestruturados. As análises evidenciam que, para ocorrer um movimento de [re] articulação, é necessário sinergia entre os órgãos e as instituições de ensino. É preciso que a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação e as escolas atuem de forma articulada com os objetivos da educação municipal. Com isso, são apontados indicadores de qualidade e o Observatório da Educação Municipal de Cachoeira do Sul como perspectivas de [re] articulação e fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino.

Keywords : Sistema Municipal de Ensino; políticas; [re] articulação; democracia; qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )