SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28DISEÑO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE LA ESCRITURA COMPARATIVA: PRODUCCIÓN INTELECTUAL CRÍTICA EN LA BASE CURRICULAR NACIONAL COMÚN (2017 A 2019)POLÍTICAS EDUCATIVAS EN LAS CÁRCELES: UN ANÁLISIS CENTRADO EN LAS DIEZ POBLACIONES PENITENCIARIAS MÁS GRANDES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZINN, Carla da Luz  y  LUNARDI, Elisiane Machado. Perspectivas de [re] articulação no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280067.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280067.

Este texto discute o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS), com o objetivo de compreender os processos de [re] articulação do sistema na perspectiva de contribuir para o fortalecimento e a qualidade da gestão educacional democrática. Assim, a metodologia foi ancorada na abordagem qualitativa, com estudo de caso no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS). Para a construção e análise dos dados, foram utilizadas entrevistas e questionários semiestruturados. As análises evidenciam que, para ocorrer um movimento de [re] articulação, é necessário sinergia entre os órgãos e as instituições de ensino. É preciso que a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação e as escolas atuem de forma articulada com os objetivos da educação municipal. Com isso, são apontados indicadores de qualidade e o Observatório da Educação Municipal de Cachoeira do Sul como perspectivas de [re] articulação e fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino.

Palabras clave : Sistema Municipal de Ensino; políticas; [re] articulação; democracia; qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )