SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28POLÍTICAS EDUCATIVAS EN LAS CÁRCELES: UN ANÁLISIS CENTRADO EN LAS DIEZ POBLACIONES PENITENCIARIAS MÁS GRANDESDiscursos y prácticas en la formación investigativa de los docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GONCALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha; RAHME, Mônica Maria Farid  y  BRITO, Andrezza Domingos Souza. Matrículas da educação especial na educação de jovens e adultos em municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2007–2018). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280073.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280073.

Este artigo analisa dados de uma pesquisa sobre a tendência das matrículas da educação especial na educação de jovens e adultos no ensino fundamental I e II e ensino médio. O estudo compreendeu a sistematização e problematização de dados de 37 municípios mineiros separados por seus Índices de Desenvolvimento Humano Municipal durante o período de 2007 a 2018. As informações elencadas tiveram como fonte os microdados do Censo Escolar da Educação Básica, que foram trabalhados com o auxílio do software IBM Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados indicam uma maior incidência das matrículas dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental e o seu afunilamento até o ensino médio. Apontam ainda que os alunos com deficiência intelectual apresentam o maior número de matrículas na educação de jovens e adultos nesses anos. Especificamente sobre os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal baixo, os dados mostram a não universalização da educação de jovens e adultos e o deslocamento dos alunos para instituições especiais filantrópicas em outros munícipios.

Palabras clave : indicadores educacionais; educação de jovens e adultos; deficiência intelectual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )