SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Discursos y prácticas en la formación investigativa de los docentesEL CONTROL DE LA FRUICIÓN LITERARIA EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RASCO, José Félix Angulo  y  PANTOJA, Silvia Redon. UM CURRÍCULO CONSTITUENTE PARA O CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280076.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280076.

Este artigo discute o conceito de currículo sob dois aspectos: a teoria do Currículo Itinerante e a proposta que fazemos neste ensaio sobre um Currículo Constituinte. Começamos a discussão colocando o currículo no contexto atual da política curricular do Chile. A seguir, explicamos o significado do Currículo Itinerante como um possível arcabouço para um currículo constituinte, desmontando a ortodoxia epistemológica e discursiva com a qual o cânone curricular é alimentado e sustentado. Em seguida, paramos na descrição da revolta popular iniciada no fim de outubro de 2019 no Chile e do processo constituinte a que deu origem, vinculando-o à tradição dos movimentos constituintes da história do Chile, que enfrentou o poder constituído, e ao poder instituinte soberano. Dessas referências e tradições colocamos a necessidade e importância de apoiar a ideia de um Currículo Constituinte como exemplo de um Currículo Itinerante.

Palabras clave : currículo; política de currículo; currículo itinerante; processo constituinte; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )