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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RASCO, José Félix Angulo  e  PANTOJA, Silvia Redon. UM CURRÍCULO CONSTITUENTE PARA O CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280076.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280076.

Este artigo discute o conceito de currículo sob dois aspectos: a teoria do Currículo Itinerante e a proposta que fazemos neste ensaio sobre um Currículo Constituinte. Começamos a discussão colocando o currículo no contexto atual da política curricular do Chile. A seguir, explicamos o significado do Currículo Itinerante como um possível arcabouço para um currículo constituinte, desmontando a ortodoxia epistemológica e discursiva com a qual o cânone curricular é alimentado e sustentado. Em seguida, paramos na descrição da revolta popular iniciada no fim de outubro de 2019 no Chile e do processo constituinte a que deu origem, vinculando-o à tradição dos movimentos constituintes da história do Chile, que enfrentou o poder constituído, e ao poder instituinte soberano. Dessas referências e tradições colocamos a necessidade e importância de apoiar a ideia de um Currículo Constituinte como exemplo de um Currículo Itinerante.

Palavras-chave : currículo; política de currículo; currículo itinerante; processo constituinte; Chile.

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