SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28UM CURRÍCULO CONSTITUENTE PARA O CHILEO ENSINO DA LÍNGUA E CULTURA MAPUCHE EM UMA ESCOLA LAFKENCHE EM LA ARAUCANÍA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOARES, Ivanete Bernardino. O controle da fruição literária na escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280077.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280077.

O objetivo deste artigo é problematizar a ideia de que o gosto pela literatura seria uma mera habilidade a ser desenvolvida na escola, independentemente dos condicionamentos sociais dos alunos. Além de discutir o papel da leitura subjetiva da literatura, analisaremos sete habilidades inscritas na Base Nacional Comum Curricular que tratam especificamente da apreciação da literatura. Em termos metodológicos, valer-nos-emos das ferramentas da Análise do Discurso, por concebermos o documento como uma enunciação composta tanto de sua materialidade verbal, quanto da conjuntura ideológica que a tornou um acontecimento. Embora o documento apresente avanços em relação à educação literária praticada nas escolas, o estudo aponta para um tratamento tecnicista da fruição, informado como está por pressupostos neoliberais articulados às prescrições educacionais.

Palavras-chave : fruição estética; formação de leitores; ensino de literatura; BNCC.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )