SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Literary enjoyment control at schoolTeaching for sustainability in Brazilian higher education from the perspective of the Sustainable Development Goals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ARIAS-ORTEGA, Katerin; PINO-SEPULVEDA, Miguel Del  and  TRONCOSO, Gerardo Muñoz. O ENSINO DA LÍNGUA E CULTURA MAPUCHE EM UMA ESCOLA LAFKENCHE EM LA ARAUCANÍA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280079.  Epub Aug 02, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280079.

O artigo descreve como a língua e a cultura mapuche são ensinadas a estudantes indígenas e não indígenas de uma escola localizada em La Araucanía, Chile, na implementação da educação intercultural bilíngue. O estudo é qualitativo, a técnica de coleta de informações é a observação participante, que permite descrever o procedimento didático utilizado pela professora orientadora e pela educadora tradicional no ensino da língua e da cultura mapuche. Os principais resultados nos permitem argumentar que, nas práticas pedagógicas tanto do professor quanto do educador tradicional, existe um baixo uso do vernáculo nos processos de ensino e aprendizagem. O espanhol predomina na sala de aula, com poucos espaços para a prática do mapunzugun. O ensino da língua é baseado em métodos sintéticos, para aumentar o vocabulário, limitando a oralidade e a compreensão dos saberes e conhecimentos que se transmitem através dela.

Keywords : língua e cultura mapuche; práticas pedagógicas; educação intercultural bilíngue.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )