SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EL CONTROL DE LA FRUICIÓN LITERARIA EN LA ESCUELAENSEÑAR PARA LA SOSTENIBILIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS OBJETIVOS DE DESARROLLO SOSTENIBLE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ARIAS-ORTEGA, Katerin; PINO-SEPULVEDA, Miguel Del  y  TRONCOSO, Gerardo Muñoz. O ENSINO DA LÍNGUA E CULTURA MAPUCHE EM UMA ESCOLA LAFKENCHE EM LA ARAUCANÍA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280079.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280079.

O artigo descreve como a língua e a cultura mapuche são ensinadas a estudantes indígenas e não indígenas de uma escola localizada em La Araucanía, Chile, na implementação da educação intercultural bilíngue. O estudo é qualitativo, a técnica de coleta de informações é a observação participante, que permite descrever o procedimento didático utilizado pela professora orientadora e pela educadora tradicional no ensino da língua e da cultura mapuche. Os principais resultados nos permitem argumentar que, nas práticas pedagógicas tanto do professor quanto do educador tradicional, existe um baixo uso do vernáculo nos processos de ensino e aprendizagem. O espanhol predomina na sala de aula, com poucos espaços para a prática do mapunzugun. O ensino da língua é baseado em métodos sintéticos, para aumentar o vocabulário, limitando a oralidade e a compreensão dos saberes e conhecimentos que se transmitem através dela.

Palabras clave : língua e cultura mapuche; práticas pedagógicas; educação intercultural bilíngue.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )