SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O controle da fruição literária na escolaENSINO PARA A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ARIAS-ORTEGA, Katerin; PINO-SEPULVEDA, Miguel Del  e  TRONCOSO, Gerardo Muñoz. O ENSINO DA LÍNGUA E CULTURA MAPUCHE EM UMA ESCOLA LAFKENCHE EM LA ARAUCANÍA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280079.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280079.

O artigo descreve como a língua e a cultura mapuche são ensinadas a estudantes indígenas e não indígenas de uma escola localizada em La Araucanía, Chile, na implementação da educação intercultural bilíngue. O estudo é qualitativo, a técnica de coleta de informações é a observação participante, que permite descrever o procedimento didático utilizado pela professora orientadora e pela educadora tradicional no ensino da língua e da cultura mapuche. Os principais resultados nos permitem argumentar que, nas práticas pedagógicas tanto do professor quanto do educador tradicional, existe um baixo uso do vernáculo nos processos de ensino e aprendizagem. O espanhol predomina na sala de aula, com poucos espaços para a prática do mapunzugun. O ensino da língua é baseado em métodos sintéticos, para aumentar o vocabulário, limitando a oralidade e a compreensão dos saberes e conhecimentos que se transmitem através dela.

Palavras-chave : língua e cultura mapuche; práticas pedagógicas; educação intercultural bilíngue.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )