SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O ENSINO DA LÍNGUA E CULTURA MAPUCHE EM UMA ESCOLA LAFKENCHE EM LA ARAUCANÍAProfissionais de apoio à inclusão escolar: quem são e o que fazem esses novos atores no cenário educacional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Nilton Oliveira da  e  FREIRE, Fátima de Souza. ENSINO PARA A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280080.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280080.

O estudo verificou como o ensino para a sustentabilidade tem sido aplicado na aprendizagem de alunos brasileiros do ensino superior. Na perspectiva da Teoria do Segundo Melhor, foi analisada a presença de temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa utilizando técnicas de análise de conteúdo. O método de pesquisa documental auxiliou na coleta das portarias e diretrizes do Ministério da Educação, bem como das provas aplicadas no período de 2004 a 2018. Conclui-se que já havia uma preocupação com o tema nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e que os alunos deveriam ter um perfil ético e comprometido com as questões sociais, culturais e ambientais. Embora seja difícil mensurar a consolidação do pensamento do aluno e das competências adquiridas nos anos de estudo, a pesquisa contribuiu para reforçar que as ações das instituições de ensino são relevantes na ampliação do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave : ensino superior; sustentabilidade; desenvolvimento sustentável; ODS; ENADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )