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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LOPES, Mariana Moraes  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. Profissionais de apoio à inclusão escolar: quem são e o que fazem esses novos atores no cenário educacional?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280081.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280081.

O estudo é um recorte da dissertação publicada pela autora, que teve como objetivo geral descrever e analisar o perfil e a atuação dos profissionais de apoio à inclusão escolar em diferentes contextos municipais, envolvendo cinco municípios, três do estado da Bahia e dois do estado de São Paulo. Participaram do estudo 30 profissionais de apoio à inclusão escolar, por meio de grupos focais. O objetivo deste artigo foi analisar duas categorias: aspectos administrativos e funções exercidas por esses profissionais de apoio à inclusão escolar no contexto escolar. Apesar das lacunas na literatura, o referencial teórico utilizado foi suficiente para o embasamento da pesquisa. Os resultados evidenciaram: precariedade no perfil e na atuação dos profissionais, serviço de apoio adotado indiscriminadamente, péssimas condições de trabalho, desvio de função, profissional sem perfil adequado, precarização e privatização dos suportes de inclusão escolar. Além de apontar que os profissionais de apoio à inclusão escolar são, em algumas situações, os únicos profissionais, quando deveriam ser parte de uma rede de apoio, aponta-se a importância desse profissional para uma parcela de alunos do público-alvo da educação especial. Porém, há a necessidade de: definição de diretrizes, melhora das condições de trabalho, definição das atribuições do cargo formação continuada e supervisão.

Palavras-chave : inclusão escolar; profissional de apoio; rede de apoio.

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