SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28School inclusion support professionals: who are and what are these new actors in the educational scenario?Science and imagination in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ROZO-CORTES, Diana Paola; VILLAMI, Sergio Esteban Cruz  and  RAMIREZ-RONCACIO, Nancy Lizeth. USO DE EVIDÊNCIAS NO RACIOCÍNIO ARGUMENTATIVO POR ESTUDANTES COLOMBIANOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280083.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280083.

Pesquisa ideográfica que se interessa no uso de evidências nas produções argumentativas de estudantes de ensino meio, que participam de um design pedagógico apoiado na argumentação como meio para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. Analisou-se discursivamente 112 produções argumentativas de 28 casos escolhidos por amostragem intencional. Examinou-se aspectos dialéticos (tipo, natureza) e pragmáticos (função) da evidência. Observa-se sofisticação progressiva no uso de evidências, isto é, uma mudança de pseudo-evidências para evidências genuínas; presença de evidências para apoiar ou enfraquecer o próprio ponto de vista; pouco uso de evidências para enfraquecer ou antecipar contra-argumentos. Achados que implicam repensar os ambientes de aprendizagem, a fim de introduzir ações pedagógicas que promovam o uso de evidências na produção argumentativa e a vigilância epistêmica como competências centrais para a construção do conhecimento científico.

Keywords : argumentação; evidência; desenvolvimento cognoscitivo; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )