SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PROFESIONALES DE APOYO A LA INCLUSIÓN ESCOLAR: ¿QUIÉNES SON Y CUÁLES SON ESTOS NUEVOS ACTORES EN EL ESCENARIO EDUCATIVO?CIENCIA E IMAGINACIÓN EN LA ESCUELA PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ROZO-CORTES, Diana Paola; VILLAMI, Sergio Esteban Cruz  y  RAMIREZ-RONCACIO, Nancy Lizeth. USO DE EVIDÊNCIAS NO RACIOCÍNIO ARGUMENTATIVO POR ESTUDANTES COLOMBIANOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280083.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280083.

Pesquisa ideográfica que se interessa no uso de evidências nas produções argumentativas de estudantes de ensino meio, que participam de um design pedagógico apoiado na argumentação como meio para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo. Analisou-se discursivamente 112 produções argumentativas de 28 casos escolhidos por amostragem intencional. Examinou-se aspectos dialéticos (tipo, natureza) e pragmáticos (função) da evidência. Observa-se sofisticação progressiva no uso de evidências, isto é, uma mudança de pseudo-evidências para evidências genuínas; presença de evidências para apoiar ou enfraquecer o próprio ponto de vista; pouco uso de evidências para enfraquecer ou antecipar contra-argumentos. Achados que implicam repensar os ambientes de aprendizagem, a fim de introduzir ações pedagógicas que promovam o uso de evidências na produção argumentativa e a vigilância epistêmica como competências centrais para a construção do conhecimento científico.

Palabras clave : argumentação; evidência; desenvolvimento cognoscitivo; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )