SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28USE OF EVIDENCE BY COLOMBIAN STUDENTS IN ARGUMENTATIVE REASONINGAnalysis of the Movement of Senses in Education research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FRANCA, Elaine Soares; MUNFORD, Danusa  and  NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Ciência e imaginação nos anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280084.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280084.

Nosso objetivo é investigar como relações entre ciência e imaginação são discursivamente construídas em uma turma de crianças ao longo dos três primeiros anos do ensino fundamental. Com base na Etnografia em Educação, articulada à Educação em Ciências, analisamos eventos que evidenciam como referências ao contexto não escolar contribuem para o ensino de ciências de forma articulada à imaginação/atividade criadora. Os resultados demostram a ocorrência de: uma perspectiva de ciências prioritariamente voltada para resultados/produtos da ciência e outra focalizada em procedimentos/processos de construção de conhecimento/práticas; uma forma de atividade criadora relacionada à interação com materiais para investigar fenômenos e outra principalmente ligada à criação de narrativas imaginárias; e maior participação e potencialização da atividade criadora quando se fala sobre o espaço da casa no espaço escolar.

Keywords : Educação em Ciências; ensino fundamental; ciencia; imaginação; Etnografia em Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )