Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
FRANCA, Elaine Soares; MUNFORD, Danusa e NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Ciência e imaginação nos anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280084. Epub 06-Set-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280084.
Nosso objetivo é investigar como relações entre ciência e imaginação são discursivamente construídas em uma turma de crianças ao longo dos três primeiros anos do ensino fundamental. Com base na Etnografia em Educação, articulada à Educação em Ciências, analisamos eventos que evidenciam como referências ao contexto não escolar contribuem para o ensino de ciências de forma articulada à imaginação/atividade criadora. Os resultados demostram a ocorrência de: uma perspectiva de ciências prioritariamente voltada para resultados/produtos da ciência e outra focalizada em procedimentos/processos de construção de conhecimento/práticas; uma forma de atividade criadora relacionada à interação com materiais para investigar fenômenos e outra principalmente ligada à criação de narrativas imaginárias; e maior participação e potencialização da atividade criadora quando se fala sobre o espaço da casa no espaço escolar.
Palavras-chave : Educação em Ciências; ensino fundamental; ciencia; imaginação; Etnografia em Educação.