SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CIENCIA E IMAGINACIÓN EN LA ESCUELA PRIMARIACONOCIMIENTO DE LAS MATEMÁTICAS INCORPORADO AL CURRÍCULO REVELADO POR UN GRUPO DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BRAIDO, Luiza da Silva et al. Análise dos Movimentos de Sentidos na pesquisa em Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280087.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280087.

Descreve-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, como fundamento teórico-metodológico para a pesquisa em Educação. Inicialmente, são apresentados o contexto e as bases, para, na sequência, descrever procedimentos e fases de aplicação da Análise dos Movimentos de Sentidos . Nesse percurso, põe-se em relevo a perspectiva dialética, as noções de movimento e sentido, sempre em relação ao discurso. Para elaboração do texto, como uma espécie de metalinguagem, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, produzindo dados por meio da pesquisa bibliográfica e sistematizando-os nos sentidos que compõem os argumentos. Como todo sentido está sempre em movimento, as considerações finais reiteram a necessidade de se entender que não há, na pesquisa em Educação, um fim absoluto, mas um contínuo movimentar-se de sentidos e renovadas demandas de estudo.

Palabras clave : Análise dos Movimentos de Sentidos; pesquisa em Educação; discursos; sentidos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )