SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Ciência e imaginação nos anos iniciais do ensino fundamentalConhecimentos da Matemática Incorporada ao Currículo revelados por um grupo de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BRAIDO, Luiza da Silva et al. Análise dos Movimentos de Sentidos na pesquisa em Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280087.  Epub 06-Set-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280087.

Descreve-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, como fundamento teórico-metodológico para a pesquisa em Educação. Inicialmente, são apresentados o contexto e as bases, para, na sequência, descrever procedimentos e fases de aplicação da Análise dos Movimentos de Sentidos . Nesse percurso, põe-se em relevo a perspectiva dialética, as noções de movimento e sentido, sempre em relação ao discurso. Para elaboração do texto, como uma espécie de metalinguagem, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, produzindo dados por meio da pesquisa bibliográfica e sistematizando-os nos sentidos que compõem os argumentos. Como todo sentido está sempre em movimento, as considerações finais reiteram a necessidade de se entender que não há, na pesquisa em Educação, um fim absoluto, mas um contínuo movimentar-se de sentidos e renovadas demandas de estudo.

Palavras-chave : Análise dos Movimentos de Sentidos; pesquisa em Educação; discursos; sentidos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )