SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ANÁLISIS DE LOS MOVIMIENTOS DE LOS SENTIDOS EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓNPROFESOR, ¡SÉ QUE VOY A IR AL INFIERNO! EL MALESTAR POR LA TENSIÓN ENTRE LA MORAL DOMINANTE Y LA MARGINAL EN DOS ESCUELAS DE LA PERIFERIA DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SOARES, Marilene Caitano Reis Almeida; JANUARIO, Gilberto  y  SANTOS, Francely Aparecida dos. Conhecimentos da Matemática Incorporada ao Currículo revelados por um grupo de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280089.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280089.

O artigo é orientado pelo objetivo de discutir como ideias matemáticas subjacentes aos recursos dos materiais curriculares são percebidas e interpretadas por professores. O quadro teórico remete-se a categorias de conhecimento profissional docente, como o modelo do Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo para se referir ao conhecimento matemático ativado por professores ao ler e interpretar tarefas matemáticas. Três professores analisaram um material sobre grandezas e medidas para turmas de 6° ano. As entrevistas foram processadas no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, gerando gráficos de similitude que contribuíram com a análise. À luz do modelo Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo constatamos que os professores pouco identificaram conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, baseando seu ensino em técnicas, em detrimento de explicações que explorem estruturas matemáticas.

Palabras clave : relação professor-materiais curriculares; currículos de matemática; conhecimento da matemática para o ensino; educação matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )