SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Análise dos Movimentos de Sentidos na pesquisa em EducaçãoProfessor, eu sei que vou para o inferno! O mal-estar diante da tensão entre a moralidade dominante e a marginal em duas escolas da periferia paulistana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOARES, Marilene Caitano Reis Almeida; JANUARIO, Gilberto  e  SANTOS, Francely Aparecida dos. Conhecimentos da Matemática Incorporada ao Currículo revelados por um grupo de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280089.  Epub 06-Set-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280089.

O artigo é orientado pelo objetivo de discutir como ideias matemáticas subjacentes aos recursos dos materiais curriculares são percebidas e interpretadas por professores. O quadro teórico remete-se a categorias de conhecimento profissional docente, como o modelo do Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo para se referir ao conhecimento matemático ativado por professores ao ler e interpretar tarefas matemáticas. Três professores analisaram um material sobre grandezas e medidas para turmas de 6° ano. As entrevistas foram processadas no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, gerando gráficos de similitude que contribuíram com a análise. À luz do modelo Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo constatamos que os professores pouco identificaram conceitos e propriedades que justifiquem procedimentos a serem utilizados pelos estudantes nas resoluções dos problemas, baseando seu ensino em técnicas, em detrimento de explicações que explorem estruturas matemáticas.

Palavras-chave : relação professor-materiais curriculares; currículos de matemática; conhecimento da matemática para o ensino; educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )