SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28KNOWLEDGE OF CURRICULUM EMBEDDED MATHEMATICS REVEALED BY A GROUP OF TEACHERSEscrevivências: possibilities for an anti-racist education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GRUTZMANN, Lidiane Fatima. Professor, eu sei que vou para o inferno! O mal-estar diante da tensão entre a moralidade dominante e a marginal em duas escolas da periferia paulistana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280090.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280090.

Este artigo tem como objeto o relatório final do projeto O ancestral e o contemporâneo nas escolas: reconhecimento e afirmação de histórias e culturas afro-brasileiras, que foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Multiculturalismo e Educação (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em duas escolas municipais da periferia paulistana, nos anos de 2016 e 2017. A estratégia de docência compartilhada levou os professores locais e os estudantes a desfrutarem de experiências estéticas e artísticas enraizadas na ancestralidade africana e em seus desdobramentos na cultura das periferias paulistanas: o hip-hop, o funk, a capoeira, o rap, o grafite, entre outras. Os relatos demonstraram que esses elementos, embora interseccionados em meio ao campo de interesse dos adolescentes e jovens, encontram-se ausentes das salas de aula por serem motivadores de um mal-estar, potencializado pela tensão entre uma moralidade dominante e uma marginal que irrompe das expressões artísticas trabalhadas, essencialmente críticas e disruptivas.

Keywords : mal-estar; tensão; moralidade; ancestralidade africana; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )