SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Teacher, I know I'm going to hell! The uneasiness in the face of tension between dominant and marginal morality in two schools in the outskirts of São PauloRAUL RODRIGUES GOMES AND THE 1932 MANIFEST: ACTIONS IN THE PRESS FOR A NATIONAL EDUCATION PLAN (1931-1932) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, Nathália Pereira de; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira  and  PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Escrevivências: possibilidades para uma educação antirracista. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280101.  Epub Oct 09, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280101.

Neste estudo discutimos o conceito de escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, como possibilidade de prática pedagógica alinhada com as prerrogativas da Lei n.° 10.639/2003. Partimos da noção de assunção de si de Paulo Freire, da defesa de uma educação como prática da liberdade, de bell hooks e da escrevivência de Evaristo para pensarmos práticas educativas que considerem, de modo plural, as perspectivas de sujeitos historicamente marginalizados, com base em suas vivências múltiplas. Dessa forma, ouvimos como estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal percebem a dinâmica das relações raciais no ambiente escolar. Apoiados em suas vivências, os/as adolescentes sinalizaram modificações nas atividades e nas dinâmicas relacionais da escola quando se trata da temática racial, fomentando assim a potência da escrevivência como prática pedagógica que possibilita uma educação antirracista.

Keywords : relações raciais; negritude; ensino médio; escrevivência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )