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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, Nathália Pereira de; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira  e  PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Escrevivências: possibilidades para uma educação antirracista. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280101.  Epub 09-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280101.

Neste estudo discutimos o conceito de escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, como possibilidade de prática pedagógica alinhada com as prerrogativas da Lei n.° 10.639/2003. Partimos da noção de assunção de si de Paulo Freire, da defesa de uma educação como prática da liberdade, de bell hooks e da escrevivência de Evaristo para pensarmos práticas educativas que considerem, de modo plural, as perspectivas de sujeitos historicamente marginalizados, com base em suas vivências múltiplas. Dessa forma, ouvimos como estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal percebem a dinâmica das relações raciais no ambiente escolar. Apoiados em suas vivências, os/as adolescentes sinalizaram modificações nas atividades e nas dinâmicas relacionais da escola quando se trata da temática racial, fomentando assim a potência da escrevivência como prática pedagógica que possibilita uma educação antirracista.

Palavras-chave : relações raciais; negritude; ensino médio; escrevivência.

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