SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Escrevivências: possibilities for an anti-racist educationRESEARCHING FAMILY KNOWLEDGE:A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR RECOGNITION AND COEXISTENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Raul Rodrigues Gomes e o Manifesto de 1932: ações na imprensa por um plano nacional de educação (1931-1932). Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280094.  Epub Oct 09, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280094.

Este artigo analisa a trajetória do intelectual educador e jornalista Raul Rodrigues Gomes (Piraquara, 1889 – Curitiba, 1975), relacionando-a ao movimento que culminou, em 1932, com o Manifesto pela Educação Nova, do qual foi signatário. Recorrendo-se a publicados na imprensa, a noção de trajetória será operacionalizada com base em Bourdieu, sendo o conceito de intelectual problematizado no diálogo com Gramsci, Vieira, Sirinelli e Gomes. O educador participou ativamente do cenário cultural e educacional paranaense, contribuindo para a criação de instituições culturais e dialogando com o público por meio da imprensa. Entre os anos de 1931 e 1932, em artigos publicados no jornal O Dia, foi assídua sua defesa da primazia da educação nos planos de reconstrução nacional e de um plano nacional de educação para o país a partir de pressupostos como a unidade do ensino em seus diversos níveis, a educação como direito de todos, a laicidade, a obrigatoriedade e a coeducação.

Keywords : história da educação; educação e imprensa; Raul Rodrigues Gomes; Manifesto de 1932; educação nova.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )