SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28RAUL RODRIGUES GOMES Y EL MANIFIESTO DE 1932: ACCIONES EN LA PRENSA PARA UN PLAN NACIONAL DE EDUCACIÓN (1931-1932)CLASES DE ARTE EN RONDONÓPOLIS: UNA CONSTRUCCIÓN DIALÓGICA SOBRE LA ENSEÑANZA DEL ARTE EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FIGUEROA, Laura Luna; SILVA-PENA, Ilich; NAVARRETE, María Loreto Castro  y  JULIO, Martin Bascopé. PESQUISANDO O CONHECIMENTO DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE RECONHECIMENTO E CONVIVÊNCIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280093.  Epub 09-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280093.

Este artigo examina as potencialidades pedagógicas do enfoque dos fundos de conhecimento (funds of knowledge) para abordar a diversidade cultural na aula. O texto analisa os resultados do projeto realizado em um contexto escolar social e etnicamente diverso do sul do Chile e é baseado em uma estratégia pedagógica de indagação de meninos e meninas em seus próprios “saberes familiares”. As entrevistas grupais realizadas com estudantes e a docente mostram o impacto positivo da estratégia. As e os estudantes conheceram e valoraram os saberes dos seus contextos familiares estreitando os vínculos com sua família. Também puderam se aproximar das realidades de seus companheiros e companheiros, dando lugar a outro tipo de relação no interior da sala aula, o que favorece a convivência. Argumenta-se sobre o potencial dos fundos de conhecimento como uma proposta pedagógica para a educação intercultural na América Latina.

Palabras clave : pedagogia intercultural; educação inclusiva; fundos de conhecimento; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )