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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FIGUEROA, Laura Luna; SILVA-PENA, Ilich; NAVARRETE, María Loreto Castro  e  JULIO, Martin Bascopé. PESQUISANDO O CONHECIMENTO DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE RECONHECIMENTO E CONVIVÊNCIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280093.  Epub 09-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280093.

Este artigo examina as potencialidades pedagógicas do enfoque dos fundos de conhecimento (funds of knowledge) para abordar a diversidade cultural na aula. O texto analisa os resultados do projeto realizado em um contexto escolar social e etnicamente diverso do sul do Chile e é baseado em uma estratégia pedagógica de indagação de meninos e meninas em seus próprios “saberes familiares”. As entrevistas grupais realizadas com estudantes e a docente mostram o impacto positivo da estratégia. As e os estudantes conheceram e valoraram os saberes dos seus contextos familiares estreitando os vínculos com sua família. Também puderam se aproximar das realidades de seus companheiros e companheiros, dando lugar a outro tipo de relação no interior da sala aula, o que favorece a convivência. Argumenta-se sobre o potencial dos fundos de conhecimento como uma proposta pedagógica para a educação intercultural na América Latina.

Palavras-chave : pedagogia intercultural; educação inclusiva; fundos de conhecimento; Chile.

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