SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ART CLASSES IN RONDONÓPOLIS: A DIALOGIC CONSTRUCTION ABOUT TEACHING ART IN SCHOOLIndividualized Educational Plan: implementation and influence on collaborative work for the inclusion of students with autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MARTINEZ-SANCHEZ, Alina De Las Mercedes  and  MORENO, Rosa María Esteban. HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280097.  Epub Oct 09, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280097.

No panorama dos desafios impostos pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, ainda é imperativo reforçar a formação de professores na área da pedagogia da diversidade. Este artigo descreve os aspectos mais relevantes de uma experiência didática de formação inicial de professores, baseada em uma abordagem intercultural, fundamentada no estudo da história de vida de um personagem distinto da cultura cigana, visando a construção dos conceitos de identidade cultural e interculturalidade incorporando a redação de um ensaio acadêmico. Os resultados indicam que as histórias de vida são uma ferramenta útil para proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem intercultural favorecendo o conhecimento e o contato com outras culturas, enquanto melhoram a formação de suas competências interculturais, melhorando a aprendizagem pessoal e profissional de valores e significados que promovem a valorização positiva da diversidade.

Keywords : educação intercultural; educação inclusiva; formação de professores; histórias de vida; cultura cigana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )