SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CLASES DE ARTE EN RONDONÓPOLIS: UNA CONSTRUCCIÓN DIALÓGICA SOBRE LA ENSEÑANZA DEL ARTE EN LA ESCUELAPLAN EDUCATIVO INDIVIDUALIZADO: IMPLEMENTACIÓN E INFLUENCIA EN EL TRABAJO COLABORATIVO PARA LA INCLUSIÓN DE ALUMNOS CON AUTISMO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARTINEZ-SANCHEZ, Alina De Las Mercedes  y  MORENO, Rosa María Esteban. HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280097.  Epub 09-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280097.

No panorama dos desafios impostos pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, ainda é imperativo reforçar a formação de professores na área da pedagogia da diversidade. Este artigo descreve os aspectos mais relevantes de uma experiência didática de formação inicial de professores, baseada em uma abordagem intercultural, fundamentada no estudo da história de vida de um personagem distinto da cultura cigana, visando a construção dos conceitos de identidade cultural e interculturalidade incorporando a redação de um ensaio acadêmico. Os resultados indicam que as histórias de vida são uma ferramenta útil para proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem intercultural favorecendo o conhecimento e o contato com outras culturas, enquanto melhoram a formação de suas competências interculturais, melhorando a aprendizagem pessoal e profissional de valores e significados que promovem a valorização positiva da diversidade.

Palabras clave : educação intercultural; educação inclusiva; formação de professores; histórias de vida; cultura cigana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )