SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Aulas de Arte em Rondonópolis: uma construção dialógica sobre o ensino de arte na escolaPlano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo para a inclusão de alunos com autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MARTINEZ-SANCHEZ, Alina De Las Mercedes  e  MORENO, Rosa María Esteban. HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280097.  Epub 09-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280097.

No panorama dos desafios impostos pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, ainda é imperativo reforçar a formação de professores na área da pedagogia da diversidade. Este artigo descreve os aspectos mais relevantes de uma experiência didática de formação inicial de professores, baseada em uma abordagem intercultural, fundamentada no estudo da história de vida de um personagem distinto da cultura cigana, visando a construção dos conceitos de identidade cultural e interculturalidade incorporando a redação de um ensaio acadêmico. Os resultados indicam que as histórias de vida são uma ferramenta útil para proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem intercultural favorecendo o conhecimento e o contato com outras culturas, enquanto melhoram a formação de suas competências interculturais, melhorando a aprendizagem pessoal e profissional de valores e significados que promovem a valorização positiva da diversidade.

Palavras-chave : educação intercultural; educação inclusiva; formação de professores; histórias de vida; cultura cigana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )