SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Individualized Educational Plan: implementation and influence on collaborative work for the inclusion of students with autism“PERSON WITH DISABILITY” AND “PERSON WITHOUT DISABILITY” IN THE SCHOOL FOR ALL: AN INVITATION TO SUSPEND author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CAMARGO, Claudia De Barros; MAQUINA, Francisca Nsang; FERNANDEZ, Antonio Hernández  and  LUENGO, Antonio Javier Manso. COMPETENCIAS EDUCATIVAS E TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO AFRICANO EMERGENTE: UM DESAFIO PARA O FUTURO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280100.  Epub Oct 09, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280100.

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos docentes e dos estudantes da Universidade Equatoguineana sobre as competências educacionais e tecnológicas emergentes no contexto africano, no campus de Bata da Universidade Nacional da Guiné Equatorial. Trata-se de um estudo não experimental, com uma metodologia quantitativa, com paradigma interpretativo, transversal, explicativo, descritivo e correlacional. Utilizamos como instrumento uma escala Likert validada em conteúdo e construção. A análise dos dados foi realizada utilizando a correlação P de Pearson, análise descritiva e ANOVA de um fator, ambos para ver as diferenças entre professores e alunos e a influência de pertencer a um grupo étnico ou outro. Em conclusão, destacamos que as competências tecnológicas são mais valorizadas do que as pessoais e sociais. Além disso, a etnia determina as diferenças significativas em relação às competências sociais predominantes.

Keywords : competências; competências de ensino; pessoal docente; estudantes universitários; percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )