SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28“PERSON WITH DISABILITY” AND “PERSON WITHOUT DISABILITY” IN THE SCHOOL FOR ALL: AN INVITATION TO SUSPENDEvaluation policies for research and graduate education in the Netherlands: lessons on self-evaluation and institutional autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

STRECK, Danilo Romeu. Paulo Freire e a pedagogia latino-americana: a construção de uma identidade pedagógica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280105.  Epub Oct 20, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280105.

O argumento neste ensaio é que a pedagogia de Paulo Freire representa tanto uma consolidação do pensamento pedagógico latino-americano quanto o ponto de partida para novos desenvolvimentos na área. O texto está divido em quatro partes. Na primeira, procura-se olhar como Paulo Freire constrói a sua visão de América Latina, com especial atenção para o tempo de exílio no Chile. A segunda parte trata de compreender o contexto de práxis na época em que se forma a pedagogia do oprimido, destacando a relação com a teologia e a pesquisa social. Segue-se a identificação de antecedentes da pedagogia do oprimido, exemplificando como a obra de Paulo Freire se constitui dentro de uma rica tradição pedagógica. Por fim, na quarta parte, são destacadas marcas da pedagogia latino-americana nas quais se faz presente de maneira mais evidente a presença de Paulo Freire. A conclusão aponta perspectivas para futuras pesquisas como seguimento do centenário do nascimento de Paulo Freire.

Keywords : Paulo Freire; pedagogia latino-americana; América Latina; educação popular.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )