SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28“Pessoa com deficiência” e “pessoa sem deficiência” na escola para todos: um convite à suspensãoAs políticas de avaliação da pesquisa e da pós-graduação nos Países Baixos: lições sobre autoavaliação e autonomia institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

STRECK, Danilo Romeu. Paulo Freire e a pedagogia latino-americana: a construção de uma identidade pedagógica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280105.  Epub 20-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280105.

O argumento neste ensaio é que a pedagogia de Paulo Freire representa tanto uma consolidação do pensamento pedagógico latino-americano quanto o ponto de partida para novos desenvolvimentos na área. O texto está divido em quatro partes. Na primeira, procura-se olhar como Paulo Freire constrói a sua visão de América Latina, com especial atenção para o tempo de exílio no Chile. A segunda parte trata de compreender o contexto de práxis na época em que se forma a pedagogia do oprimido, destacando a relação com a teologia e a pesquisa social. Segue-se a identificação de antecedentes da pedagogia do oprimido, exemplificando como a obra de Paulo Freire se constitui dentro de uma rica tradição pedagógica. Por fim, na quarta parte, são destacadas marcas da pedagogia latino-americana nas quais se faz presente de maneira mais evidente a presença de Paulo Freire. A conclusão aponta perspectivas para futuras pesquisas como seguimento do centenário do nascimento de Paulo Freire.

Palavras-chave : Paulo Freire; pedagogia latino-americana; América Latina; educação popular.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )