SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PAULO FREIRE Y LA PEDAGOGÍA LATINOAMERICANA: LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD PEDAGÓGICA¿EDUCAR A QUÉ CIUDADANO? CONCEPCIONES PRESENTES EN LA PROPUESTA CURRICULAR DE ESCUELAS DE TIEMPO COMPLETO EN PARAÍBA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TREVISOL, Joviles Vitório  y  BRASIL, André. As políticas de avaliação da pesquisa e da pós-graduação nos Países Baixos: lições sobre autoavaliação e autonomia institucional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280107.  Epub 20-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280107.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o sistema de avaliação da pesquisa e da pós-graduação dos Países Baixos. As políticas implementadas ao longo das últimas quatro décadas consolidaram um sistema sui generis e estável de avaliação, contribuindo para fortalecer a liderança científica do país no cenário internacional. A experiência holandesa tem inspirado diversos países e suas lições também podem ser relevantes para a realidade brasileira. Nesse contexto, este estudo visou analisar as principais características do sistema holandês; compreender o papel da autoavaliação no sistema e apresentar uma experiência de autoavaliação desenvolvida por um notável centro de pesquisa da Universidade de Leiden. Com base nas lições apreendidas, concluímos apresentando alguns subsídios para o aprimoramento do sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação.

Palabras clave : políticas de avaliação; autoavaliação; autonomia institucional; Países Baixos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )