SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Evaluation policies for research and graduate education in the Netherlands: lessons on self-evaluation and institutional autonomyPUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP SYSTEM IN EDUCATION: MERCANTILIST STRATEGIES FOR PUBLIC EDUCATION IN MANAUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; CHAGAS, Liliane Alves  and  CALABRIA, Thiago Luis Cavalcanti. Formar que cidadão? Concepções presentes na proposta curricular das escolas em tempo integral da Paraíba. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280111.  Epub Oct 20, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280111.

O artigo discute as concepções teórico-práticas de cidadania presentes na proposta curricular das escolas públicas estaduais em tempo integral do estado da Paraíba. A fundamentação foi desenvolvida considerando-se as contribuições de autores dos campos da sociologia e da filosofia. A pesquisa, de natureza documental, foi realizada com base na análise dos fascículos que estruturam o modelo de escola integral da Paraíba. Seus achados foram organizados e interpretados com base na análise de conteúdo, tendo sido utilizada a técnica da análise categorial. Depois de feita a investigação, concluímos que o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, responsável pela concepção, pela organização e pela gestão do modelo, expressa um alinhamento de tradição liberal no marco legal, nos Cadernos de Formação e no conceito de cidadania. Ressaltamos que predominam a compreensão de uma cidadania difusa e a orientação para uma prática passiva nos documentos orientadores do programa.

Keywords : política curricular; cidadania; educação integral.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )