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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; CHAGAS, Liliane Alves  e  CALABRIA, Thiago Luis Cavalcanti. Formar que cidadão? Concepções presentes na proposta curricular das escolas em tempo integral da Paraíba. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280111.  Epub 20-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280111.

O artigo discute as concepções teórico-práticas de cidadania presentes na proposta curricular das escolas públicas estaduais em tempo integral do estado da Paraíba. A fundamentação foi desenvolvida considerando-se as contribuições de autores dos campos da sociologia e da filosofia. A pesquisa, de natureza documental, foi realizada com base na análise dos fascículos que estruturam o modelo de escola integral da Paraíba. Seus achados foram organizados e interpretados com base na análise de conteúdo, tendo sido utilizada a técnica da análise categorial. Depois de feita a investigação, concluímos que o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, responsável pela concepção, pela organização e pela gestão do modelo, expressa um alinhamento de tradição liberal no marco legal, nos Cadernos de Formação e no conceito de cidadania. Ressaltamos que predominam a compreensão de uma cidadania difusa e a orientação para uma prática passiva nos documentos orientadores do programa.

Palavras-chave : política curricular; cidadania; educação integral.

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