SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28¿EDUCAR A QUÉ CIUDADANO? CONCEPCIONES PRESENTES EN LA PROPUESTA CURRICULAR DE ESCUELAS DE TIEMPO COMPLETO EN PARAÍBASENSIBILIDADES DEL PASADO Y DEL PRESENTE EN EL CURRÍCULO: LA HISTORIA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA PORTUGUESA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ARANHA, Rudervania da Silva Lima  y  OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Sistema de parceria público-privada na educação: estratégias mercantilistas para o ensino público de Manaus. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280113.  Epub 20-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280113.

O artigo aborda o aprofundamento do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional. Observa-se um movimento hegemônico nesse campo, que as relações sociais são construídas pelo capital por múltiplos mecanismos de dominação. Nesta análise, as implicações do sistema de parceria público-privada na educação, executada pelos acordos e convênios com o ente público, corresponde à lógica privatista, em que o setor privado (inter)nacional passa a ser convocado para conduzir, apoiar e amparar o desenvolvimento do setor público, notadamente a Secretaria Municipal de Educação de Manaus, destinada ao atendimento da educação infantil e ensino fundamental. A pesquisa constatou que a inserção das organizações privadas hegemônicas na educação pública municipal de Manaus tem levado à internalização e naturalização de que tudo que envolve a educação pública pode e deve ser convertido em bens e produtos comercializáveis.

Palabras clave : sistema de parceria público-privada na educação; organizações privadas; educação pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )