SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Formar que cidadão? Concepções presentes na proposta curricular das escolas em tempo integral da ParaíbaSensibilidades do passado e do presente no currículo: a história no ensino básico português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ARANHA, Rudervania da Silva Lima  e  OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Sistema de parceria público-privada na educação: estratégias mercantilistas para o ensino público de Manaus. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280113.  Epub 20-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280113.

O artigo aborda o aprofundamento do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional. Observa-se um movimento hegemônico nesse campo, que as relações sociais são construídas pelo capital por múltiplos mecanismos de dominação. Nesta análise, as implicações do sistema de parceria público-privada na educação, executada pelos acordos e convênios com o ente público, corresponde à lógica privatista, em que o setor privado (inter)nacional passa a ser convocado para conduzir, apoiar e amparar o desenvolvimento do setor público, notadamente a Secretaria Municipal de Educação de Manaus, destinada ao atendimento da educação infantil e ensino fundamental. A pesquisa constatou que a inserção das organizações privadas hegemônicas na educação pública municipal de Manaus tem levado à internalização e naturalização de que tudo que envolve a educação pública pode e deve ser convertido em bens e produtos comercializáveis.

Palavras-chave : sistema de parceria público-privada na educação; organizações privadas; educação pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )