SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP SYSTEM IN EDUCATION: MERCANTILIST STRATEGIES FOR PUBLIC EDUCATION IN MANAUSBlack/quilombola identity: intergenerational dialogues on self-naming in a community in the Northeastern sertão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MOREIRA, Ana Isabel  and  DUARTE, Pedro. Sensibilidades do passado e do presente no currículo: a história no ensino básico português. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280115.  Epub Oct 20, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280115.

Este artigo procura compreender o modo como as orientações curriculares nacionais para a componente curricular de História, no 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico em Portugal, dialogam com os chamados temas sensíveis. Tomando em consideração o conteúdo dos documentos curriculares mais recentes — Metas Curriculares (2012–2021) e Aprendizagens Essenciais (2018–presente) — numa lógica comparativa, mas não só, observaram-se as “questões socialmente vivas” incluídas ou excluídas, bem como o sentido do ensino e da aprendizagem histórica subjacente. Essa leitura inicial permitiu a definição de categorias e subcategorias e uma interpretação dos dados baseada nos princípios que decorrem dos Estudos Curriculares e da Educação Histórica. Como principais resultados sobressai certa prevalência de uma memória (individual? coletiva?) que se faz de alguns (intencionais? imponderados?) esquecimentos do passado e que também parece não ser capaz de contemplar as várias sensibilidades da contemporaneidade.

Keywords : educação histórica; currículo; temas sensíveis; aprendizagens.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )