SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28SISTEMA DE PARTICIPACIÓN PÚBLICO-PRIVADA EN EDUCACIÓN: ESTRATEGIAS MERCANTILISTAS PARA LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN MANAUSIDENTIDAD NEGRA/AFRODESCENDIENTE (QUILOMBOLA): DIALOGOS INTERGENERACIONALES DE AUTOAFIRMACIÓN EN UNA COMUNIDAD DEL SERTÃO DE NORESTE DE BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MOREIRA, Ana Isabel  y  DUARTE, Pedro. Sensibilidades do passado e do presente no currículo: a história no ensino básico português. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280115.  Epub 20-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280115.

Este artigo procura compreender o modo como as orientações curriculares nacionais para a componente curricular de História, no 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico em Portugal, dialogam com os chamados temas sensíveis. Tomando em consideração o conteúdo dos documentos curriculares mais recentes — Metas Curriculares (2012–2021) e Aprendizagens Essenciais (2018–presente) — numa lógica comparativa, mas não só, observaram-se as “questões socialmente vivas” incluídas ou excluídas, bem como o sentido do ensino e da aprendizagem histórica subjacente. Essa leitura inicial permitiu a definição de categorias e subcategorias e uma interpretação dos dados baseada nos princípios que decorrem dos Estudos Curriculares e da Educação Histórica. Como principais resultados sobressai certa prevalência de uma memória (individual? coletiva?) que se faz de alguns (intencionais? imponderados?) esquecimentos do passado e que também parece não ser capaz de contemplar as várias sensibilidades da contemporaneidade.

Palabras clave : educação histórica; currículo; temas sensíveis; aprendizagens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )