SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Sensitivities of past and present in the curriculum: history in portuguese basic educationTHE IMPLEMENTATION OF THE MORE LITERACY PROGRAM ACCORDING TO THE PERCEPTION OF STREET LEVEL BUREAUCRATS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

NASCIMENTO, Maria Thaís Mota do  and  LIBARDI, Suzana Santos. Identidade negra/quilombola: diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280109.  Epub Oct 20, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280109.

Este trabalho registra pesquisa realizada com crianças, pré-adolescentes e idosos quilombolas, voltando-se à seguinte temática: processos de construção e autoafirmação das identidades negra e quilombola. O objetivo foi conhecer alguns elementos raciais e culturais evocados por esses indivíduos, ressaltando as relações entre identidade racial e identidade quilombola, a fim de compreender como tais construções sociais se relacionam e como são manejadas por sujeitos de diferentes gerações. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Serra das Viúvas (Alagoas). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com realização de oficinas inspiradas nos grupos focais. Participaram dois idosos e 37 crianças e pré-adolescentes. Os resultados demonstraram elementos geracionais da autoafirmação racial, bem como do ser quilombola, apresentados diferentemente pelos/as participantes mais velhos/as e mais jovens.

Keywords : identidade negra; identidade quilombola; geração; branqueamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )