SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28SENSIBILIDADES DEL PASADO Y DEL PRESENTE EN EL CURRÍCULO: LA HISTORIA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA PORTUGUESALA IMPLEMENTACIÓN DEL PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO SEGÚN LOS ACTORES DE LÍNEA DE FRENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

NASCIMENTO, Maria Thaís Mota do  y  LIBARDI, Suzana Santos. Identidade negra/quilombola: diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280109.  Epub 20-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280109.

Este trabalho registra pesquisa realizada com crianças, pré-adolescentes e idosos quilombolas, voltando-se à seguinte temática: processos de construção e autoafirmação das identidades negra e quilombola. O objetivo foi conhecer alguns elementos raciais e culturais evocados por esses indivíduos, ressaltando as relações entre identidade racial e identidade quilombola, a fim de compreender como tais construções sociais se relacionam e como são manejadas por sujeitos de diferentes gerações. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Serra das Viúvas (Alagoas). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com realização de oficinas inspiradas nos grupos focais. Participaram dois idosos e 37 crianças e pré-adolescentes. Os resultados demonstraram elementos geracionais da autoafirmação racial, bem como do ser quilombola, apresentados diferentemente pelos/as participantes mais velhos/as e mais jovens.

Palabras clave : identidade negra; identidade quilombola; geração; branqueamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )