SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Sensibilidades do passado e do presente no currículo: a história no ensino básico portuguêsA implementação do Programa Mais Alfabetização segundo os atores de linha de frente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NASCIMENTO, Maria Thaís Mota do  e  LIBARDI, Suzana Santos. Identidade negra/quilombola: diálogos intergeracionais de autoafirmação em uma comunidade do sertão nordestino. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280109.  Epub 20-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280109.

Este trabalho registra pesquisa realizada com crianças, pré-adolescentes e idosos quilombolas, voltando-se à seguinte temática: processos de construção e autoafirmação das identidades negra e quilombola. O objetivo foi conhecer alguns elementos raciais e culturais evocados por esses indivíduos, ressaltando as relações entre identidade racial e identidade quilombola, a fim de compreender como tais construções sociais se relacionam e como são manejadas por sujeitos de diferentes gerações. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Serra das Viúvas (Alagoas). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com realização de oficinas inspiradas nos grupos focais. Participaram dois idosos e 37 crianças e pré-adolescentes. Os resultados demonstraram elementos geracionais da autoafirmação racial, bem como do ser quilombola, apresentados diferentemente pelos/as participantes mais velhos/as e mais jovens.

Palavras-chave : identidade negra; identidade quilombola; geração; branqueamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )