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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

QUEIROZ, José Edmar de. A implementação do Programa Mais Alfabetização segundo os atores de linha de frente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280117.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280117.

Este trabalho discute a implementação de políticas públicas com base em um estudo de caso do Programa Mais Alfabetização, iniciativa do Ministério da Educação que visava a colocar um assistente de alfabetização em suporte ao alfabetizador. Baseado em entrevistas com professoras e gestoras de três escolas do Distrito Federal, o estudo explora a implementação segundo a percepção dos “burocratas de linha de frente”, servidores que atuam diretamente com os cidadãos beneficiários das políticas públicas. Dentre outras conclusões, a análise das entrevistas mostra que a implementação não é uniforme, mas que, mesmo em cada estabelecimento de ensino, há níveis de poder e discricionariedade que precisam ser levados em conta. Além disso, demonstra que os atores adaptam a política pública ao contexto. Identifica, ainda, diversos problemas no modelo do programa, demonstrando que a implementação não foi bem-sucedida..

Palavras-chave : análise de implementação; alfabetização; Programa Mais Alfabetização; discricionariedade.

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