SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28LA IMPLEMENTACIÓN DEL PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO SEGÚN LOS ACTORES DE LÍNEA DE FRENTECUESTIONES DE LOS JÓVENES CON DISCAPACIDAD: ENTRE CRUCES CON EL ESTATUTO DE LA JUVENTUD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FREIRES, Thiago  y  PEREIRA, Fátima. Pensar o lugar das periferias no desenvolvimento de trajetórias educativas: apontamentos a partir de um estudo narrativo com jovens do Brasil e de Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280118.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280118.

Este artigo centra-se em parte dos resultados de uma investigação cujo objetivo maior era compreender as trajetórias de escolarização de jovens residentes em contextos periféricos no Brasil e em Portugal. O estudo problematizou o significado da Escola para esses jovens, sob o enfoque da massificação da escola pública. Organizado como uma investigação multicasos, ancorado nos princípios da abordagem biográfica, o projeto assentou na análise da inter-relação de fatores pessoais e contextuais/sociais nas biografias juvenis, por forma a situar os possíveis sentidos da Escola conforme percepcionado pelos participantes. Ao todo, o projeto envolveu 25 estudantes do ensino médio. Neste texto, assenta-se na dimensão de análise referente ao sentido da periferia, tema orientador e fundador da problemática investigada. Os resultados apontam para a polissemia do conceito, realçando a sua (re)construção semântica a partir da abordagem biográfica.

Palabras clave : periferias; trajetórias educativas; narrativas biográficas; escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )